Um +4 a gente não esquece

Tempo de leitura: 6 minutos

Agora suas quarta-feiras serão diferentes. 4ª é dia de +4. Uma lista com mais quatro jogos de tabuleiro para você conhecer. Sábado voltamos com mais notícias. Boa leitura

Os mais alugados do Brasil

MAIS QUATRO #1

A quarentena fez com que muitas pessoas começassem a comprar jogos de tabuleiro. Talvez você até seja uma delas. Só que com tantas opções para escolher fica difícil saber qual título vale ou não o seu suado dinheiro. É aí que surgem as empresas de aluguel de jogos.

Pra que pagar o valor cheio se você pode experimentar por 1/10 do valor?

Somente no Acervo de Jogos existem mais de 12 mil jogos para alugar em 85 lojas espalhadas pelo Brasil. E você pode pesquisar se há alguma em sua cidade através do site deles.

E em parceria com eles, trazemos para você a lista dos 4 jogos mais alugados do Brasil.

Esses board games são compras básicas de qualquer coleção. Mesmo que não te agradem, certamente irá agradar aquele seu amigo que você quer apresentar os board games.

Todos eles são jogos atemporais, que envelheceram muito bem e são responsáveis por milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. Então vamos ao nosso mais quatro.

Dixit 🥇

👪 3-6 jogadores ⌛ 30 minutos ⭐7.2 no BGG 🏷️269,99

“Que loucura esses desenhos”

“Devia tá muito drogado quem criou isso”

Quando você joga Dixit pela primeira vez, essa é sua reação ao ver as ilustrações das 84 cartas (e o tamanho dessas cartas). Sem falar nos coelhinhos de madeira usado para marcar quem chega primeiro em 30 pontos.

Para ganhar pontos você precisará advinhar qual é a carta do seu amigo que deu a dica dentre as várias cartas dispostas na mesa. E essa dica pode ser qualquer coisa mesmo! Uma música, um poema, apenas uma palavra, um sentimento. Vai da sua imaginação e capacidade de relacionar com a carta.

Só que quem deu a dica marca 0 pontos se ninguém descobrir qual a sua carta (uma dica ruim) ou se todos votarem nela (uma dica óbvia demais). Então o jogador da vez precisa sempre encontrar uma dica na medida certa, que somente alguns peguem a referência.

O jogo é tão fácil de ensinar (6:35 minutos) que pessoas de todas as idades podem jogar juntas. Dos 9 aos 99. É garantia de risadas entre toda família e também perfeito para aquela noite na casa dos amigos.

🕵️ Quem está por trás desse jogo?

Monsieur Jean-Louis Roubira, que é um psicólogo infantil francês especializado na relação mãe-filho. Para ilustrar sua ideia de jogo ele chamou a artista Marie Cardouat. Dixit inicialmente era para ajudá-lo em seu consultório. Tanto que além de Dixit, ele não tem muitos outros títulos.

E no Brasil? 🇧🇷

Aqui quem ficou responsável pela distribuição foi a Galápagos Jogos que lançou ele em 2013 e segue trazendo ele e suas expansões até hoje.

Catan – O Jogo 🥈

👪 3-6 jogadores ⌛ 60-120 minutos ⭐7.1 no BGG 🏷️252,80
CATAN (PT) - JOGO DE TABULEIRO – InGame

Catan é um divisor de águas. Quando falamos de jogos de tabuleiro modernos, o ano em que Catan foi lançado é usado para definir quando essa era começa. Com mais de 32 milhões de cópias vendidas até hoje, ele é considerado um dos primeiros Eurogames* a ganhar fama fora da Europa.

Eurogames: Também conhecido como jogos de estilo alemão. Geralmente tem interação indireta entre jogadores (sem ataque) e componentes abstratos (cubos de madeiras). Não dependem tanto de sorte e possuem uma estratégia alta.

Em Catan os jogadores tentam ser a força dominante na ilha de Catan, construindo estradas, vilas e cidades. Em cada turno, os dados são rolados para determinar quais recursos a ilha produz. Os jogadores coletam esses recursos – madeira, trigo, tijolo, ovelha ou pedra – para construir suas civilizações, chegar a 10 pontos de vitória e ganhar o jogo.

Além das regras simples (aprende-se em 8 minutos) o jogo atrai por possuir negociação. Se você quiser ganhar terá que trocar suas cartas de recursos com outros jogadores. E quando alguém se recusa a trocar ou quando roubam suas cartas com a jogada do ladrão, aí sim você irá entender por que tantos gostam de Catan.

🕵️ Quem está por trás desse jogo?

Klaus Teuber. Apenas o mais famoso game designer de jogos de tabuleiro. Ele era dentista e criava alguns jogos em seu tempo livre. Ao contrário do que muitos pensam, Catan não foi o primeiro sucesso dele. Antes de Catan, ele já tinha ganho 3 Spiel des Jahres num intervalo de 4 anos. Estava inspirado.

E no Brasil? 🇧🇷

Catan foi visto em português pela primeira vez como Descobridores de Catan (DEVIR), daí depois Settlers of Catan foi traduzido para Colonizadores de Catan (GROW), passou por uma troca de marca e se tornou Catan – O Jogo, que hoje é distribuído aqui pela Devir.

Ticket to Ride 🥉

👪 2-5 jogadores ⌛ 30-60 minutos ⭐7.4 no BGG 🏷️392,79

5 amigos se reunem em um clube privado e apostam $ 1 milhão para ver qual consegue viajar para mais cidades dos EUA em apenas 7 dias. Este poderia ser o roteiro de A Volta ao Mundo em 80 dias mas dessa vez estamos falando de Ticket to Ride.

Neste jogo a disputa é por fazer mais pontos antes que os trens de um dos jogadores acabem. Para ganhar pontos você terá que completar cartas de objetivos que indicam 2 cidades no mapa dos EUA ou construir grandes rotas de trens.

Para colocar seus trens no mapa completando suas rotas você precisará baixar cartas da mesma cor da sua mão. Todo turno você pode optar por pegar para a sua mão 2 dentre as 5 cartas abertas.

jogo é super fácil para novos jogadores (6:30 minutos de regras). Seu tabuleirão e os trenzinhos plásticos deixam esse jogo visualmente atrativo para aqueles que querem um jogo “de tabuleiro”.

🕵️ Quem está por trás desse jogo?

Alan R. Moon é americano e o game designer por trás da série Ticket to Ride. Antes do TtR ele já tinha criado um jogo de construção de rotas vencedor do Spiel des Jahres (Elfenland) e dois jogos de trem (Union Pacific e Santa Fe). Neste post autobiográfico ele conta sua história e jogos preferidos.

E no Brasil? 🇧🇷

Aqui quem ficou responsável pela distribuição foi a Galápagos Jogos que lançou ele em 2014 e segue trazendo ele e suas expansões até hoje.

Azul 🏅

👪 2-4 jogadores ⌛ 30-45 minutos ⭐7.8 no BGG 🏷️318,00

Em Azul, os jogadores devem tentar fazer a maior pontuação possível através da colocação de peças em seu tabuleiro pessoal. De acordo com a posição e os conjuntos de cores formados você receberá pontos durante e ao fim do jogo.

Quanto mais cheio seu tabuleiro está mais estratégico fica o posicionamento. Então o jogo começa leve e vai crescendo em raciocínio até o final da partida. Caso você não consiga colocar um azulejo comprado em seu tabuleiro, ele se transforma em pontos negativos.

Para comprar as peças de azulejo há um sistema interessante no qual os jogadores se revezam pegando todas as peças da mesma cor de um dos fornecedores e descartando o resto para o centro da mesa.

Então nesta fase rola muito bloqueio e frases como: “ahhh mas eu queria essa peça”.

Como as peças são sorteadas todo início de rodada (um pouco de aleatoriedade), isso faz com que mesmo os jogadores mais experientes não consigam pensar 42 rodadas a frente, dando chance para aqueles que estão começando a jogar.

  • Azul é um jogo da família dos Abstratos. Por mais que sua temática de azulejos portugueses embeleze as 100 peças de resina, durante o jogo você não se sentirá um azulejista de Dom Manuel I. Felizmente. Pois em 1495 não existiam direitos trabalhistas.

🕵️ Quem está por trás desse jogo?

Azul foi criado pelo alemão Michael Kiesling, que além da série Azul também criou diversos outros jogos com seu parça Wolfgang Kramer. Os mais famosos foram os vencedores do Spiel des Jahres de 1999 e 2000, Tikal Torres. E eles faziam tudo isso só via fax e telefone.

E no Brasil? 🇧🇷

Aqui quem ficou responsável pela distribuição foi a Galápagos Jogos que lançou ele em Abril de 2018 e segue trazendo ele e as expansões até hoje.

Advinhe

Você já sabe que os mais quatro de hoje são todos vencedores do Spiel des Jahres. Mas será que você sabe em que ano eles venceram?

Continue rolando para ver a resposta.

É mais de 100%

FINANCIAMENTO COLETIVO
Vegeta Over 9000 GIFs | Tenor

Os únicos 2 jogos não financiados que estavam na nossa edição zero acabaram bater a meta. Logo após a nossa publicação. Será coincidência?

🎉Parabéns ao Eduardo Reis, criador do 4 Estações. Esse é seu primeiro financiamento de sucesso e torcemos muito pelos próximos.

🎉Parabéns ao Rennan Gonçalves, criador do Masai. Esperamos ver muito mais jogos afrocentrados vindos da New Player Studios.

O que mais é destaque em Financiamento Coletivo?

até sábado

Comente o que achou do formato desse mais quatro e sábado voltamos com mais notícias sobre o mundo dos board games.

Outra dica: Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure na aba promoções ou SPAM. Alguns servidores de email fazem isso conosco.

Resposta certa:

  • Catan —> 1995 (1-c)
  • Dixit —> 2010 (2-d)
  • Azul —> 2018 (3-a)
  • Ticket to Ride —> 2004 (4-b)