Quanto cobrar pelos seus produtos? Markup explicado com exemplos

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é o Markup?

Markup é um indíce expresso em porcentagem utilizado para formação do preço de venda de um produto. Esse índice é aplicado sobre os custos da mercadoria para se chegar ao valor final de venda.

O Markup serve como base para que você possa iniciar o processo de precificação pois existem outros fatores como concorrência e estratégias de marketing que podem influenciar o seu preço final.

Componentes do Cálculo de Markup

Antes de falarmos sobre a fórmula é necessário que você tenha alguns números em mãos para agilizar o seu cálculo. São 4 números importantes para o cálculo, 1 deles será em valores reais e os outros 3 serão porcentagens. Vamos aos componentes:

  • Custo da Mercadoria: O valor em Reais que você gastou para adquirir o produto que você está querendo precificar. Mas aqui não estamos falando somente do valor do Jogo de Tabuleiro que a editora te repassa mas de todos outros pequenos custos envolvidos. Impostos sobre a compra (Diferença de ICMS entre estados, IPI no caso da Devir, etc), frete para trazer o jogo da editora até seu estoque, custo de brindes que você queira enviar com o jogo e etc.
  • Despesas Fixas: Imagine que sua empresa não vendeu nada o mês todo, mesmo assim você ainda terá algumas despesas para pagar independente de quanto venda, isso são as despesas fixas. São os valores pagos mensalmente para manter a empresa aberta como por exemplo: aluguel, telefone, internet, água, luz, funcionários, pró-labore, sistemas e etc. Só que para o cálculo de Markup essas despesas fixas deverão ser uma porcentagem sobre o seu faturamento (exemplo adiante).
  • Despesas Variáveis: São todos aquelas despesas que variarão conforme a sua venda. A maioria dessas despesas serão já uma porcentagem, como é o caso de impostos sobre a venda (ICMS), taxa da máquina de cartão, taxa do marketplace, comissão para vendedores, comissão para links afiliados, etc. Quanto maior for seu faturamento mais você gastará em despesas variáveis e se não vender nada também não paga nada, pois ela são variáveis.
  • Margem de Lucro: É o percentual sobre o preço de venda do produto que você quer colocar no caixa da sua empresa. Você verá mais adiante que o Markup pode sim ser maior que 100% mas a margem de lucro nunca pode ser superior a 100%. Por exemplo, se você compra um produto a R$ 100 e vende a R$ 150 a sua margem de lucro é de 33,33% e não 50%. Pois ela é calculada sobre o preço de venda (R$ 150) e não sobre o custo da mercadoria (R$ 100). Para calcular a margem é só usar uma Regra de Três simples.

A Fórmula do Markup

Agora que você já tem conhecimento de todos os números que iremos precisar vamos a exemplos práticos de como calcular o preço de venda de um jogo de tabuleiro. Usaremos números e uma empresa fictícia para fins didáticos neste exemplo abaixo. Imaginemos então que as despesas sejam divididas da seguinte forma:

  • Custo de Mercadoria (R$ 300): Depois de ter recebido o jogo em seu estoque, você soma o preço cobrado pela editora (que está na nota fiscal) e o valor que seu contador te passou referente a diferença de alíquota e chega ao valor de R$ 300.
  • Despesas Variáveis (9%): Suponha que você está vendendo na sua própria plataforma de e-commerce e que a cada venda você pague somente 5% da taxa de cartão de crédito e mais 4% de impostos para a emissão da nota fiscal de venda. O somatório de todos estes números dará a porcentagem das suas despesas variáveis.
  • Despesas Fixas (15%): Para chegar a este percentual você irá precisar pegar as suas Despesas Fixas Mensais e dividir por sua Receita Média Mensal (quanto você fatura por mês). Imagine que nosso e-commerce tenha uma receita média de R$ 20.000 nos últimos meses e que gaste somente com as despesas fixas R$ 3.000. Fazendo uma regra de 3 você chegará aos 15% (dividindo R$ 3.000/R$ 20.000 e multiplicando por 100).
  • Lucro Desejado (10%): Defina o percentual que você quer ganhar ao realizar uma venda. Lembrando que essa margem dificilmente será maior que 30% no caso dos jogos de tabuleiro por causa da margem que as próprias editoras repassam aos lojistas.

Com estes números em mãos vamos a Fórmula: Markup = 100/100-(DF+DV+ML).

Sendo que:

  • Despesas Fixas (DF) = 15
  • Despesas Variáveis (DV) = 9
  • Margem de Lucro (ML) = 10

Colocando estes números dentro da fórmula para chegar a nossa taxa de marcação teremos:

  • Markup = 100/100-(15+9+10)
  • Markup = 100/100-34
  • Markup = 100/66
  • Markup = 1,52

Agora que sabemos que nosso Markup neste produto é de 152% é só multiplicar o Custo da Mercadoria por este indicador:

  • Preço de Venda = Custo de Mercadoria * Markup
  • Preço de Venda = R$ 300 * 1,52
  • Preço de Venda = 456

Depois deste último passo é então que você irá verificar como estão os outros preços sendo praticados no mercado e se esses R$ 456 é um preço que seus clientes estarão dispostos a pagar.

O que fazer após calcular o Markup

Se você perceber precificar outros produtos semelhantes fica muito mais rápido agora que você já sabe que o Markup de nossa empresa imaginária é de 152%. Imagine que você comprou um jogo de R$ 200 para revender. O Custo de Mercadoria se alterou mas suas despesas fixas, variáveis e margem de lucro continuam iguais. Então é só multiplicar os R$ 200 por 1,52 para chegar aos R$ 304 do preço de venda deste jogo.

Conclusão

Embora parece complicado todos estes cálculos é importante que eles façam parte da sua rotina como empreendedor. Com o tempo você verá que fazer esse cálculo ficará cada vez mais rápido mas por favor use o Excel. Não chute estes números de memória pois cada centavo importa quando estamos fazendo um cálculo como este. Então faça uma conferência de cada um dos dados com exatidão para que você nunca mais cometa o erro de ter prejuízo ao vender.

Importante ressaltar ainda que a fórmula de Markup da forma como apresentei é usada para a venda de produtos, quando falamos de preço para serviços como o aluguel de jogos de tabuleiro ou prestação de serviços com jogos de tabuleiro em escolas e empresas o cálculo é diferente.

Caso você queira receber a Planilha Calculadora de Preços com as fórmulas e os cálculos prontos para saber quanto cobrar por:

  • Venda de Jogos de Tabuleiro;
  • Aluguel de Board Games;
  • Serviços mensais em escolas;
  • Festas com jogos de tabuleiro;
  • Eventos usando jogos de mesa;

E diversos outros materiais para criar o seu negócio em menos de 30 dias acesse: https://viverdejogo.com.br/vagas21

 

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